Tudo sobre pets

Como Criar um Porquinho da Índia

Aprenda como cuidar de um animal tão exótico como esse.

Artigo publicado por Maria Paula

Porquinhos da Índia são pequenos roedores muito fofos e dóceis que são perfeitos para se ter como animais de estimação. Baratos e de fácil manutenção, porquinhos da índia são ótimos animais de estimação para quem tem pouco espaço e pouco tempo. Eles vivem em gaiolas, mas precisam passear de vez em quando, comem sementes e hortaliças e são muito bonitos.

porquinho na natureza

Confira os cuidados básicos que você deve ter para criar um porquinho da índia.

Gaiola

Os porquinhos da índia vivem em gaiolas parecidas com as que se usam para coelhos, ou também as para hamsters. Elas devem ficar longe do sol, do vento e da chuva, em um canto da casa que seja fresco e que as pessoas passem para dar atenção ao bichinho, mas também não muito barulhento. Para que eles não fiquem solitários, é melhor criar no mínimo um casal de porquinhos da índia, em uma gaiola de, no mínimo, diâmetro de oitenta por sessenta por quarenta.

Caso você não queira criar seu porquinho da índia em uma gaiola, crie-o em um pequeno cercado de madeira com caixas para eles se esconderem e dormirem.

Saúde

Porquinhos da índia não precisam de vacinas ou vermífugos. Caso eles tenham uma pelagem longa, precisam ser escovados diariamente, mas se forem de pelagem curta, não precisam de banhos ou escovações.

A única coisa que você precisa se preocupar em relação à saúde do seu porquinho da índia é alimentação adequada e o ambiente limpo. No caso da alimentação, eles comem hortaliças frescas, que precisam comer diariamente. Brócolis e couve são os alimentos favoritos deles, pois têm muitas vitaminas. Dê esses vegetais para seus porquinhos da índia pelo menos uma vez por dia. Não dê muita alface, pois lhes causa diarreia. Existem rações específicas para eles também, mas se não encontrar, pode optar pelas para coelhos. Você pode dar essa ração à vontade aos seus porquinhos da índia.

Limpe sua gaiola ou viveiro em dias alternados. Deixe uma vasilha de água para eles se refrescarem em um ponto separado de seus ambientes, longe da água que eles bebem.

porquinho da índia

Socialização

Como já falamos, o ideal é ter mais de um porquinho da índia, mas se você for misturar machos e fêmeas, não coloque mais de um macho junto. Os porquinhos da índia são tão férteis e procriadores quanto coelhos, por isso, prepare-se para ter seus animaizinhos se multiplicando rapidamente caso tenha um casal. As fêmeas entram no cio de dezoito em dezoito dias e sua gestação dura sessenta e oito dias, com ninhadas de dois a cinco porquinhos da índia.

Os porquinhos da índia não requerem sua atenção com a mesma intensidade de um cão, mas precisam que você vá lhes dá carinho e brinque com eles de vez em quando. Use essa oportunidade para deixá-los passear pela casa, mas fique de olho neles, pois são pequenos e podem “se perder”. Faça da hora da alimentação um momento entre você e seus animais também, para que criem um bom laço.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets





Envie seu comentário:


Comentários (2)

  1. RENATA
    04/11/2013 at 11:04

    PODE CRIAR OS PORQUINHOS DA INDIA EM GAIOLAS DE CALOPSITA FORRADA ? HA EU TENHO DOIS CACHORROS TEM PROPLEMA CRIAR O PORQUINHO NA MESMA CASA?

  2. divina
    13/01/2014 at 14:38

    acho que dei muita alface para o meu porquinho que agora ele vive tipo gritando e como que estar com gripe o que eu faço amo o meu bebe. me ajuda.