Tudo sobre pets

Como Criar um Canário

Dicas para criação de pássaro, de fácil entendimento.

Artigo publicado por Maria Paula

Existem várias tipos de canários, e todos pertencem a mesma espécie que são denominados ¨serinus¨. As raças que podemos destacar são as do canário de cor, os canários de canto e os canários de forma e posição, sendo que ainda existem os subgêneros, e todos eles são de origem da raça autóctone das Ilhas Canárias, que foi onde receberem seu nome, são criados como animais de estimação, e agradam muito pela sua plumagem colorida e seu canto que alegra qualquer ambiente.

São mais de 400 cores de canários existentes pelo mundo, sendo que a mais popular no Brasil é a amarela, que são os chamados canários Belga, que é muito famoso não apenas pela sua cor, mais também pelo seu porte e por seu belo canto.

canário

Cuidados Especiais

Eles não necessitam de grandes espaços e nem dão trabalho, pode ser criado tanto na cidade, como também em áreas rurais, e servem até como um tipo de terapia para algumas pessoas, porém sua estrutura é pequena e frágil, por isso exige um certo cuidado no manejo.

As melhores gaiolas para acomodar um canário são as de arame galvanizado, e podem ser encontradas com facilidade em casas de produtos agrícolas ou casas de rações.
O local deve ser arejado e ter boa iluminação, os poleirinhos devem ser de madeira, e os comedouros e bebedouros devem ser de modelo meia lua, utilize pelo menos três comedouros, pois os canários costumam comer três vezes ao dia, mantenha o higiene de todos os acessórios e gaiolas sempre que puder.

Alimentação

Não existe muito segredo para a alimentação do seu canário, eles comem ovo cozido, couve, almeirão, alpiste e rações balanceadas próprias para pássaros. As rações podem ser oferecidas desde filhotes, sendo que existem umas especiais para os pequeninos, basta abastecer os comedouros para que as mamães mastiguem a ração e depois regurgitem na boca de seus filhotinhos.

Doenças

A Coccidiose é uma doença que o canário pode adquirir através de suas próprias fezes, uma das maiores causas de mortalidade entre esses pássaros, por isso a higiene regular de suas gaiolas deve ser regular, além disso, a umidade também é um fator muito importante que pode causar danos para a saúde de seu animal, assim também como correntes fortes de ar, que podem trazer doenças respiratórias, sendo que estas podem ser curdas se tratadas rapidamente com medicação vendida em lojas especializadas.

No caso de existir mais de um pássaro na mesma gaiola, deve-se procurar separar os doentes dos saudáveis para não ter nenhum tipo de contágio nos outros.

comida para canário

Reprodução

O período de reprodução dos canários ocorre entre o mês de agosto à dezembro, e o ciclo demora cerca de um mês. As fêmeas costumam fazer os ninhos, por isso, utilize alguns fios de estopa ou de aniagem perto delas e elas se encarregaram do restante do trabalho, remova a divisória da gaiola quando ela começar a fazer o ninho. Os canários tem em média oito filhotes em cada ninhada, e logo depois que os ovos forem chocados, procure trocar o ninho para evitar infestações de fungos ou piolhos.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário: