Tudo sobre pets

Como Conservar a Ração Por Mais Tempo

Aprenda Como Conservar a Ração Por Mais Tempo.

Artigo publicado por Maria Paula

Muitas vezes compramos grandes pacotes de ração para poder economizar e ter comida para nosso cão ou gato por mais tempo sem nos preocuparmos, mas acabamos ganhando uma outra preocupação: Qual a melhor forma de conservar essa ração, onde e como devo estoca-la para que ela dure mais tempo?

prato de ração

Caso você compre pacotes que duram um mês, como a de três quilos, não há muita preocupação além de manter o pacote bem fechado e longe da luz; a ração não estraga em um mês. Porém, quem compra pacotes maiores tem que pensar um pouco mais na conservação do alimento do seu cão. O que estraga a ração é o oxigênio e a luz, motivo pelo qual a maioria dos pacotes são laminadas por dentro e lacradas. Mais o abrir e fechar o pacote todos os dias e algum descuido que se tenha deixando o pacote aberto pode fazer com que o oxigênio entre e a ração perca seus nutrientes.

Conservando a Ração

A melhor forma de conservar a ração é adquirindo algum tipo de embalagem hermética, que impede ao máximo o contato do oxigênio com a ração, deixando-a fresca por mais tempo. As embalagens devem conter presilhas ou algum tipo de sistema de fechamento que não seja fácil de abrir se o cachorro ou o gato resolver derrubar a vasilha ou algum acidente acontecer. Você pode colocar toda a ração lá dentro, com o pacote e tudo o mais, ou despejar a ração e deixa-la guardada lá.

Evite a umidade o máximo possível, pois ao entrar em contato com a água ou saliva e exposto a uma temperatura mais alta, a ração pode fermentar. É melhor descartar as sobras e limpar os comedouros logo após o cachorro comer para que ele não coma o produto fermentado. Também escolha um local mais fresco, sem luz e sem umidade para colocar o comedouro do seu cão e não deixe a vasilha de água muito próxima ao comedouro.

ração colorida

Conservar em Potes

Quem não quer gastar dinheiro com vasilhas herméticas e está comprando os pacotes grandes, como os de quinze quilos, recomenda-se separar a ração em pacotes de um quilo. Essas porções de um quilo duram em média uma semana e podem ser embrulhadas em um saco transparente (não usados, de preferência um ziploc ou saquinhos que vem em um rolo, também é importante não deixar nenhum ar dentro). O saco transparente deve ser coberto por um papel alumínio e guardar em um local escuro, sem umidade e hermeticamente fechada.

Recomenda-se guardar em um armário, longe de qualquer umidade e luz, pode-se também guardar as porções de volta no saco grande, e fechá-lo bem. Lembre-se de deixar seu estoque de ração em um local separado onde o animal não chegará perto para tentar rasgar o pacote. Caso você more em uma casa nunca deixe a ração guardada do lado de fora, pois roedores, insetos e aves podem contaminar essa ração com doenças estranhas ao seu animal.

Mantendo a ração bem estocada, você mantém o alimento do seu animal fresco e gostoso por mais tempo, sem perigo de deixa-lo doente.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário: