Tudo sobre pets

Como Comprar Um Papagaio Legalizado

Aprenda como ter um papagaio no da forma correta.

Artigo publicado por Maria Paula

Papagaios são aves muito procuradas por aqueles que gostam de criar aves em casa, como animais de estimação, mas eles também são espécies protegidas pelo IBAMA devido ao imenso fluxo do tráfico de animais silvestres que existe no Brasil. Por isso, é muito importante que, ao comprar seu papagaio, você tenha certeza que ele é legalizado, ou seja, que sua criação e venda foi liberada pelo IBAMA. A seguir, lhe damos dicas de como comprar um papagaio legalizado.

papagaio verde

Compre Direto do Criadouro

Nada de comprar seu papagaio no Mercado Livre ou com aquele amigo do amigo do seu primo. Prefira comprar papagaios direto de criadouros de papagaios. Esses criadouros são bem fiscalizados pelo IBAMA, na grande maioria das vezes possuem o selo de que foram liberados pelo IBAMA para a criação, reprodução e venda dos papagaios, e podem lhe mostrar uma documentação extensa.

Os papagaios dos criadouros também são mais garantidos em relação ao comportamento. São aves que nascem e crescem em cativeiro, e os criadores costumam preferir cruzar aves que são mais falantes, aprendem mais rápido e também são mais dóceis. Isso quer dizer que você tem mais condições de ter uma ave com essas características.

Um ótimo criadouro é o Criadouro Comercial Guaruba, que dá seu número de registro do IBAMA direto no site. Esse criadouro consegue entregar as aves em todo o território nacional, sem muitos problemas, é só entrar em contato com eles e se informar diretamente pelo canal de atendimento.

Caso você não consiga entrar em contato com esse criadouro, pesquise criadouros mais próximos do seu estado e confira em ibama.gov.br/fauna, o que o criadouro precisa ter para ser um criadouro legalizado.

Exija Registro e Documentação

Caso você não encontre um criadouro próximo a você ou não consiga se comunicar com um de outro estado, compre seu papagaio em pet shops especializadas em aves e exija o número do registro, confirme o número no site do IBAMA ou ligando para eles, e também peça para ver a documentação da pet shop e também do papagaio.

papagaio

Não confie em relatos ou “na palavra” de vendedores que não podem lhe mostrar o registro e a documentação da ave. Informe-se no IBAMA sobre o que as lojas que vendem papagaios precisam ter para vende-los de forma legal e exija tudo isso do seu vendedor. O registro e a documentação provam que a ave veio de um criadouro que tem a licença para a reprodução do papagaio em cativeiro e que a loja tem a licença para comercializá-lo.

Um papagaio ilegal pode colocar você em uma situação difícil com a fiscalização ambiental brasileira, e até resultar em multas. Também é uma garantia que sua ave foi criada em cativeiro e não retirada do ambiente silvestre, o que é um crime e o que também coloca em suas mãos, uma ave traumatizada e que provavelmente foi abusada por seus captores, sendo mais arisca, agressiva, provavelmente temendo seres humanos e, assim, menos comunicativa. Não é bom para você e nem para a fauna brasileira.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets





Envie seu comentário: