Tudo sobre pets

Como Aparar as Asas de uma Calopsita

Saiba como aparar as asas da sua calopsita

Artigo publicado por Maria Paula

Você pode dar à sua calopsita diferentes capacidades de voo, dependendo da quantidade de penas que você cortar de suas asas. Em calopsitas pequenas que ainda não dominaram o voo, é uma boa ideia aparar gradualmente suas asas.

Calopsitas que aprendem a voar, pousar, e mover-se dentro de uma gaiola ficam mais seguras de si mesmas quando elas perdem a capacidade de voar . Por isso, comece aparando apenas as duas penas de voo mais distantes em cada asa de uma calopsita que está aprendendo a voar.

A calopsita vai ser ficar mais lenta, mas ainda vai voar muito bem. Cerca de uma semana depois, corte as próximas duas penas. Na semana seguinte, corte as próximas duas penas, e assim por diante.

calopsita de asa cortada

Assim, ela vai gradualmente perdendo a capacidade de voar e ficando progressivamente melhor no controle de sua mobilidade. Ela ainda conseguira pular dentro da gaiola e vai saber como pousar.

Você pode deixar seu pássaro aprender a voar em qualquer idade, deixando suas asas crescerem de volta e gradualmente aparando-as conforme indicado.

O quanto se deve aparar das asas?

Ao decidir o quanto você quer aparar as asas de sua calopsita, considere o ambiente onde ela vive. Se ela vive em um aviário com uma área de segurança, então o voo é permitido para ela, e ela fará bastante exercício.

Se a sua calopsita vive na companhia de cães ou gatos e você quer ter certeza de que ela conseguirá escapar deles, você pode deixá-la com alguma capacidade de voo. Se você quiser permitir que sua calopsita voe dentro de casa, mas lenta o suficiente para que ela não se machuque, apare menos as suas asas. Se a sua calopsita puder sair da casa, ou houver a chance dela escapar por uma porta ou janela, o ideal seria aparar bastante as suas asas.

Aparar as asas de uma calopsita também altera a sua personalidade, deixando algumas menos confiantes ou menos briguentas com relação a outros animais.

O que se deve cortar?

Não apare mais do que dez das penas primárias das asas de sua calopsita. Se você quiser dar à sua calopsita alguma capacidade de voo, apare menos penas ou corte-as mais abaixo, apenas deixando-as mais curtas.

calopsita voando

Apare as penas de sua calopsita uma por uma. Antes de aparar uma pena, examine-a para ver se ela não possui vasos sanguíneos. A ponta pode ser apenas pena, mas na base ela ainda tem nervos e vasos sanguíneos. Se você cortar a pena neste nível, a ave vai sangrar e sentir dor.

Não deixe penas mais longas no meio das asas de sua calopsita. As penas precisam crescer juntas, pois elas apoiam uma à outra durante o crescimento. Deixar uma pena longa na ponta das asas de sua calopsita pode fazer com que ela a enrosque em algum lugar e se machuque.

A calopsita ainda precisará exercitar as asas. Tente incentivá-la a bater as asas segurando os seus pés. É muito difícil de manter uma calopsita no chão. Você ficará surpreso com o quão bem a sua calopsita conseguirá se locomover com as asas aparadas.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. nadia
    21/08/2016 at 11:56

    minha calopsita ficou doente depois de botar 4 ovos e nao esta se alimentando direito e nem esta saindo do lugar . eu acho que e porque no 4 ovo ele ficou atravessado me ajude o que posso fazer e que remedio posso dar?