Tudo sobre pets

Castigar Traumatiza os Cães

Aprenda como corrigir os erros do seu cão sem traumatiza-ló.

Artigo publicado por Maria Paula

Quando vamos adestrar um cão, logo pensamos em castiga-lo sempre que ele faz uma coisa errada, mas muitos especialistas estão apontando que essa não é a melhor maneira de educar. Obviamente você pode deixar bem claro que certos comportamentos não são aceitáveis, mas bater no cachorro, tranca-lo em um quarto ou castiga-lo de alguma outra forma, não vai trazer os resultados que você tanto quer.castigar cão

Castigar pode traumatizar o cachorro e trazer comportamentos difíceis de desaprender. Por exemplo, trancar o cachorro em um quarto toda vez que ele faz uma coisa errada, irá deixar seu cachorro com pavor de isolamento. Cachorros são animais muito sociais e ficar sozinho é algo muito ruim para eles, então o isolamento é um castigo bem grave e que o cachorro há sempre de se lembrar. Mas, isso também vai fazer com que, em momentos em que ele deve ficar sozinho, quando a família viaja ou está todo mundo trabalhando ou na escola, um inferno para ele (e para seus vizinhos e depois você).

Nunca Isole

O isolamento nunca deve ser usado como punição, muito pelo contrário, ele deve ser isolado depois de brincar e receber muito amor. O isolamento deve ser associado a bons momentos e coisas boas ou o cachorro não conseguirá ficar sozinho.

O castigo traz medo ao cachorro, e essa não é a emoção que você quer que seu companheiro associe a você. O medo pode fazer com que seu cachorro obedeça, mas pode também traumatiza-lo. E o mais perigoso aspecto do medo é o que todo mundo deve estar sempre se lembrando: Ele vira raiva e agressividade, lembre-se do tanto de notícias sobre cães de guarda como pit bull e rotweiller atacando o próprio dono. Isso acontece porque eles foram criados de forma agressiva.

cão de castigo

Como Educar Seu Cão

Cães gostam de agradar e gostam de atenção. Caso você só dê atenção a ele (ou dê mais atenção a ele) quando ele faz uma coisa errada (mesmo que seja para lhe dar um castigo), ele vai continuar com aquele comportamento, afinal, ele virou o centro das atenções.

  • A educação de um cão deve então, ser através do reforço ao bom comportamento. Sem guloseimas e prêmios, basta dar muita atenção e carinho ao cachorro quando ele fizer algo que você gosta. Ao ensinar o cão a sentar, dê a ordem e o coloque na posição, mostrando o que você quer que ele faça, depois lhe dê afagos e brinque com ele. Quando ele começar a entender e a sentar, recompense-o com carinho e amor. É isso o que cães mais querem, atenção e amor, por isso, eles terão o maior prazer em obedecer seus donos, porque gostam de agradar.
  • Obviamente, você deve também deixar claro ao cachorro que não gostou do seu comportamento, mas sem traumas. Faça um barulho batendo um jornal no chão, ou espirre água no seu focinho, assim ele ficará desconfortável (não traumatizado) e entenderá que fez algo errado. Mas, lembre-se, tanto a advertência (barulho ou água) quanto a recompensa (atenção e carinho) deve ser dada na hora do comportamento, não depois, ou se confunde o cachorro.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Cães





Envie seu comentário: