Tudo sobre pets

Características que Indicam Saúde do Animal

O aspecto ideal para um animal em seu estado normal.

Artigo publicado por Maria Paula

Todo mundo procura ter animais de estimação saudáveis, e pelo fato deles não saberem se comunicar quando estão doentes, a tarefa de manter um animal em plena forma e saúde fica um pouco difícil. Porém se você procurar saber quais as características que ele deve ter em seu estado normal, isso pode ficar um pouco mais fácil, sendo assim, se ele não estiver dentro desses padrões normais, já é um motivo para procurar ajuda médica, ou de pelo menos ficar atento a alterações mais graves.

cão descansando

Sempre Alerta

Embora cada um tenha sua personalidade diferenciada, os animais tem a característica de estar sempre ativo na presença de seu tutor, por mais calmo que ele seja, e nos casos dos gatos e cães, eles sempre procuram interagir quando você chega.

Um animal apático que dorme mais que o normal, ou que se recusa a levantar, pode ser sinal de que algo está errado com ele, assim como também mudanças drásticas de comportamento devem ter uma atenção especial, como um cão que é ativo demais e der repente fica muito calmo, como também os calmos que ficam agressivos ou muito elétricos, tudo isso precisa de uma avaliação médica mais profunda, mesmo que não signifique nada, lembre-se de que prevenir é sempre melhor do que remediar.

Características Físicas

Animais saudáveis devem apresentar olhos brilhantes sem secreções e orelhas limpas, com cores de pele normal, sem apresentar vermelhidões ou irritações. Sujeiras que se acumulam nos ouvidos dos animais rapidamente, podem ser resultados de infecções ou infestações de parasitas, por isso fique de olho neste aspecto muito importante.

Seu animal deve apresentar dentes bonitos e limpos, em sua maioria os cães e gatos são as espécies mais vulneráveis a cáries, devido a seu tipo de alimentação, por isso fique atento a placas amareladas ou crostas nos dentes de seu animal. Assim também como o hálito não deve apresentar odor desagradável, e suas gengivas e línguas devem ser de cor rosada e não vermelhas.

A pele e os pelos, são uma das primeiras áreas afetadas do animal quando existe algum tipo de enfermidade, por isso o pelo de e a pele de seu animal deve ter característica espessa e brilhante, sem manchas, falhas ou quedas regulares, também não deve ter parasitas e deve ser bem limpo. Mantenha o peso de seu animal no limite indicado pelo veterinário, pois animais obesos são muito propensos a problemas crônicos de saúde, como diabetes e problemas no coração, estão mais vulneráveis a ataques cardíacos e podem morrer antes do tempo esperado, por isso, faça exercícios regulares com seu pet, e não exagere nas refeições, mantenha-o saudável e feliz.

cão ensaboado

Respiração

Fique de olho na respiração de seu animal, ela deve ser sempre tranquila e uniforme, e nos casos dos cães, gatos e outras espécies, eles devem apresentar focinho úmido, sem secreções.

Observar a aparência do seu pet, pode ser o caminho mais rápido para o tratamento de uma possível doença grave, e muitas vezes pode salvar a vida de um bichinho que você tanto ama, por isso fique atento a sinais diferentes e importantes, e o mais importante, leve seu animal sempre que puder ao veterinário, para que ele possa atender as necessidades individuais de seu animal, prevenindo assim que ele tenha um sofrimento desnecessário.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Cães, Gatos





Envie seu comentário: