Tudo sobre pets

Poodle

Os poodles são cães muito populares, reconhecidos por sua inteligência, fidelidade, alegria e gosto por brincadeiras.

Área de origem: Europa Central

Família: companhia, cão de água

Função original:
Cão de colo

Outros nomes: caniche

  • Energia
    5
  • Gosto por Brincadeiras
    6
  • Amizade com Outro Cães
    3
  • Amizade com Estranhos
    4
  • Amizade com Outro Animais
    4
  • Necessidade de Exercício
    3
  • Apego ao Dono
    5
  • Facilidade de Treinamento
    6
  • Guarda
    6
  • Cuidados com a Higiene do Cão
    6

Origem

A origem do Poodle está associada à França, porém seus ancestrais provavelmente eram da Ásia, cães de pelo enrolado que ajudavam no pastoreio. O Poodle mais antigo provavelmente é o Barbet, um cão de pelo enrolado que se espalhou pela França, Rússia, Hungria e outros lugares. Porém foi sua versão alemã que se tornou popular. A palavra Poodle vem do alemão “pfudel”, que quer dizer “poça de água”, ou “espalhar águas”, uma referencia já que esta é uma raça criada para trabalhar na água e caçar aves como patos. A França reivindicou a sua criação, por isso hoje é tido como seu país de origem. Os Poodles entraram para o mundo das exibições no final dos anos de 1800. O corte de seu pelo variou com o passar do tempo. No inicio eram trançados, embaraçados, formando longas tranças, ao invés de escovados. Apenas em 1900, foi aderido o estilo bufante, chegaram a diminuir sua população na América na década de 20, e nos anos 30 voltou a aumentar, se tornando um dos cães mais populares do mundo.

Caracteristicas

As características físicas do Poodle são bem peculiares, e eles podem ter quatro variações da raça Poodle que se diferencia pelo tamanho e pelagem. São elas: Toy (de 24 cm até 28 cm), Anão (de 28 cm ate 35 cm), Médio (de 35 cm até 45 cm) e Standard (de 45 a 60 cm). Nas características do Poodle quanto aos pelos eles podem ser encaracolado ou cacheado e as cores são muito variadas, podendo ser preto, branco, marrom, abricó, cinza e fulvo-avermelhado. O Standard é a mais antiga das 4 variações e ganhou fama especial como cão de água.

Temperamento

O principal em temperamento do Poodle é que são inteligentes, obediente, dócil e versátil. Um cachorro ótimo para quem deseja adestrar, e aprende tudo com facilidades. São ágeis para atividades físicas, são alegres e brincalhões.

Doenças

Cães de raça como o Poodle tendem a ter doenças especificas da raça, além de estar vulnerável a ter doenças normais de cachorros. Algumas das principais doenças do Poodle são: halitose, doenças periodontais, cegueira hereditária, catarata, problemas de pele e diabetes. Os tratamentos preventivos dessas e outras doenças está em cuidar deles desde filhotes, cuidar da alimentação e fazer um acompanhamento veterinário. Apenas os profissionais podem fazer diagnósticos corretos e indicar bons tratamentos. Outra forma de prevenir as doenças é observar os sinais clínicos, eles podem ser vistos quando se presta atenção ao animal de estimação e sempre observa seu comportamento. Assim a qualquer sinal de anormalidade basta ir ao veterinário. É importante também que estejam com as vacinas em dia, contra raiva, vermes e bactérias.

Preço

O preço do Poodle pode variar de acordo com a sua linhagem, pedigree, tipo de poodle, local de venda entre outros fatores. Os preços dos filhotes de Poodle variam de R$ 200 a R$ 1.500.

Cuidados Especiais

O Poodle é um cão que gosta e precisa de interação com as pessoas, do contrario pode se sentir triste, apresentado inclusive sinais de depressão, este é um dos cuidados especiais do Poodle. Um dos cuidados importantes com eles é levar para passear e fazer exercícios mentais diariamente. Treinos de obediência aliados a um bom passeio o deixam mais feliz e saudável. Os Poodles do tipo Standard são os que mais precisam de exercícios e gostam especialmente de nadar, mantendo seu espírito primitivo. De preferência não devem ficar do lado de fora de casa. Seu pelo quando muda, não cai, apenas fica preso ao redor do pelo novo, causando embaraçamento se não é removido. Por isso é importante a tosagem neste cachorro, é fácil de manter feita a cada quatro ou seis semanas.

Fotos

poodle toy
poodle toy poodle gigante branco poodle gigante poodle filhote poodle cinza poodle chocolate poodle caramelo

Vídeos

Artigos sobre a raça Poodle



Saldão