Tudo sobre pets

Cães Possessivos: Como Lidar Com Eles

Seu cão não deixa ninguém se aproximar? Aprenda como lidar com essa situação.

Artigo publicado por Maria Paula

Alguns cachorros podem ser bem possessivos com seus donos, virando os líderes não só de todos os cachorros da casa como da casa inteira. Eles latem e rosnam quando outras pessoas chegam perto dos seus donos caso estejam por perto, atacam outros cachorros ou gatos que ganhem a atenção do dono, ou demandam tanta atenção dos seus donos que viram um transtorno para o dono e outros.

Na grande maioria das vezes, esses cachorros são bem amorosos e trazem muita alegria para o objeto de seu ciúme, o que acaba dificultando a situação, pois os donos ficam com dó de reprimir ou afastar o cachorro.

cão possessivo com o galho

Por que Isso Acontece?

Especialistas em comportamento canino dizem que a vida moderna faz com que casos de cães possessivos aumentem cada vez mais, principalmente entre os cães de companhia, de pequeno porte, que são criados dentro de casa e bem próximos aos seus donos. Hoje em dia, nós ficamos muito tempo fora de casa devido ao trabalho e outros compromissos.

Quando chegamos em casa, acabamos mimando muito nossos cães, afinal, estamos cansados, querendo distração e diversão, nos sentimos culpados por deixar o animal tanto tempo sozinho. Isso causa no cachorro, um aumento da ansiedade de separação, pois eles ficam ainda mais dependentes afetivamente da gente, o que aumenta seu pavor de ficar sozinho, o que aumenta nossa culpa. É uma bola de neve, e o resultado é um cachorro possessivo, que não aceita que alguém fique entre ele e seu dono nas horas em que estão juntos.

Dentre os cachorros que têm problema apenas com outros cães, a questão já é a hierarquia. Cachorros disputam pela liderança da matilha, e o dono é um dos objetos de disputa.

Como Lidar Com Isso?

Caso você tenha se identificado com a primeira situação, em que você mima demais o cachorro, o jeito de reverter essa situação é parar de exceder nos mimos. Imponha limites ao seu cachorro, não importa se vocês têm pouco tempo juntos. Não passe por cima por regras que outras pessoas gostariam que o cachorro obedecesse, como não subir no sofá ou não ir para a área dos quartos, não lhe dê comida e petiscos fora de hora, não aceite que ele lata para você quando você faz algo que ele não gosta.

cão bravo

Muitas vezes, o cachorro possessivo está se tornando o seu líder e tentando controlar os seus passos o máximo que pode. Isso ocorre muito com latidos e agressividade. Deixe claro que você é o líder e mantenha sua postura. Essa também é a melhor forma de lidar com os cães que atacam outros cães por ciúme, o caso da hierarquia. Você deve ficar acima das disputas por dominação entre os cães, mas interferir quando a briga ficar violenta demais. Você faz o papel de “alfa” e você que impõe os limites.

E nessa posição de liderança, a imposição do limite é a coisa mais importante. Não importa o quanto tempo você ficou fora, ou as carinhas de coitado e gracinhas que seu cão faz, as regras da casa devem ser mantidas e por você. Faça carinho e brinque com o animal quando chegar em casa, mas não o deixe passar dos limites. E a próxima vez que ele latir ou rosnar para alguém que chega perto de você, tire-o de perto e mostre que quem decide quem chega perto de você ou não, é você.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. Rose
    25/08/2016 at 17:37

    Estou passando p esse processo,meu cão é possessivo,e ainda mas não deixa nos colocarmos a cólera, mas as dicas são ótimas já vou prática-las obrigado