Tudo sobre pets

Cachorros Que Comem Fezes

Um comportamento nada adequado, e que pode indicar alguma disfunção

Artigo publicado por Maria Paula

As fezes são resíduos eliminados pelos animais, e que não servem ou não foram absorvidos pelo organismo, o que quer dizer que de modo fisiológico, as fezes são restos de substâncias que não são necessárias para nutrir o animal. Sendo assim não é normal um cão que come as próprias fezes, pois eles não precisam de nenhum nutriente que compõe essa excreta, isto se o animal está com o organismo equilibrado. Porém é a cropofagia em cães é muito comum, isto nos faz imaginar o que leva esses animais a comerem fezes.

Coprofagia

É o ato em que o cachorro come fezes, suas ou de outros animais. Porém esse comportamento é anormal, pois cães saudáveis não sentem esta necessidade. A coprofagia em cães possui vários motivos que causam esta atitude, como problemas comportamentais e doenças.

coprofagia-canina

Porque Cães Comem Fezes?

Os problemas comportamentais que levam cães a comerem fezes são variados, porém podem ser facilmente resolvidos. Um tipo de coprofagia muito comum é quando a cadela tem filhotes, e durante a amamentação ela come as fezes dos filhotinhos. Animais submetidos há situações estressantes também apresentam esse comportamento, assim como cães que ficam sozinhos durante um longo período, que comem simplesmente porque estão entediados.

Dessas alterações comportamentais a mais comum é quando o animal defeca em um lugar que não é destinado para isto e muitas vezes o dono briga de modo que assusta os cães, e assim para não levar uma bronca do dono o animal prefere “esconder” as suas próprias fezes, e as ingere. Há também cães que comem fezes de humanos, de outros cães, de gatos e de cavalos.

Também há distúrbios patológicos que causam esse ato, como a pancreatite crônica; na má absorção de nutrientes, assim o animal tende a reingerir os nutriente que não foram absorvidos;

Isto também ocorre quando os animais estão com vermes, e por isso ficam com uma deficiência de nutrientes; ocorre quando sua alimentação é pobre, e o animal fica desnutrido, mas pode ocorre o oposto quando o animal come apenas uma vez ao dia uma grande quantidade de alimento, quando passa um tempo ele sente fome, mas não tem comida disponível ele se alimenta dos nutrientes da refeição anterior que viraram fezes; e quando ocorre do cão se alimentar das fezes de outras espécies de animais, é por causa da composição das fezes das outras espécies, por exemplo, as fezes dos gatos que são compostas por uma grande quantidade de proteínas.

fezes de cão

Tratamento

Se for de causa comportamental pode-se administrar alguns medicamentos como o Cropovet, sob a orientação do médico veterinário. Mas se for de origem patológica é necessário fazer o tratamento adequado para certa doença, que provavelmente a coprofagia irá cessar. Caso esteja ligada a alimentação, é necessário mudar a dieta que contenha alta digestibilidade, proteínas de qualidade, nutrientes necessários, alta palatabilidade.

Há também maneiras de como evitar a coprofagia, que são: alimentação adequada, manter o ambiente sem fezes, não deixar os cães longo tempo solitários, quando o cachorro defecar no lugar errado o dono deve instrui-lo a fazer no lugar certo e não brigar com o animal, e sempre levar o cãozinho ao veterinário que sempre irá avaliar a saúde de seu animal de estimação.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Cães





Envie seu comentário: