Tudo sobre pets

Anorexia em Iguanas

Doença que causa apatia e desnutrição em répteis.

Artigo publicado por Maria Paula

Muitas vezes uma iguana pode aparentar estar triste, magrinha e sem apetite, e esse pode ser um caso que requer muita atenção do dono, pois pode ser relativo a um quadro perigoso de anorexia, que é uma doença muito frequente em répteis de cauda longa e crista.

iguana

Sintomas Aparentes

Uma iguana que apresenta anorexia, tem a cor opaca, como um verde apagado, e também descamações, isso porque quando existe algo de errado na saúde desse tipo de animal, ele logo perde sua beleza e energia, o que parece muito com um quadro humano de anemia.

Possíveis Causas

As iguanas necessitam de uma alimentação adequada que tenha frutas, verduras e legumes, além de ficarem em locais limpos com a iluminação adequada, com exposição moderada a luzes solares ou ultravioletas, essenciais para a saúde de seu animal.

Se essas medidas não forem tomadas adequadamente, doenças como a anorexia podem atacar a sua iguana, por não serem tratadas adequadamente de acordo com sus necessidades naturais.

Cuidado Com Viveiros e Terrários

A maioria dos casos de anorexia acontecem em animais recém comprados, nos casos que os novos donos não sabem montar um viveiro ou um habitat de acordo com o qual o animal está habituado, pois os fatores como umidade e temperatura são muito importantes e necessários, assim também como a questão da iluminação, pois o animal precisa desse tipo de ambiente natural para sobreviver, fazer necessidades fisiológicas e se alimentar, caso esse viveiro ou terrário não estiver dentro dos padrões normais, eles ficam apáticos, e se recusam a se alimentar e até a beber água.

Resolvendo Problemas Na Dieta Da Iguana

Quando a Iguana se alimenta corretamente, sua coloração é muito mais bonita, por isso seu cardápio deve ser bem variado para que haja uma diversidade de nutrientes absorvidos em seu organismo. Frutas, verduras e legumes de qualidade, são tudo o que elas precisam comer, além de muita água sempre disponível e bem fresquinha.

A anorexia pode ser relacionada a uma dieta que é administrada de maneira errada ao seu animal, ou a falta de variação em seu cardápio, e para que isso não ocorra, modifique sempre o tipo de comida que você oferece para que também essa alimentação não caia na monotonia e também para que não ocorra uma falta de certos tipos de nutrientes no organismo de sua iguana.  Logo pela manhã, ofereça uma tigela bem grande com frutas, legumes e verduras para o seu animal, para assim ela poder passar o dia com muita energia e com muita saúde garantida.

réptil

São ótimas opções, o almeirão, a chicória, couve-flor, pepino, tomate, vagem, couve, broto de bambu, abóbora, e também as frutas como o mamão, a maçã, morangos e bananas, entre outros tipos que as iguanas adoram, tente incluir muitos deles em uma só refeição, isso garante a saúde de sua iguana e previne e trata problemas de anorexia, que se não tratadas logo podem levar o seu animal à morte.

A anorexia em répteis trata-se de apenas um sintoma, que logo que percebido por seu criador, cabe a ele levar o seu animal a um veterinário, que irá avaliar o caso para saber os principais motivos que levaram seu animal a anorexia, que logo será tratada de acordo com o resultado desses exames mais detalhados.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets





Envie seu comentário: