Tudo sobre pets

Alimentos Tóxicos para Cães

Aprenda quais são os alimentos que fazer mau para seu cão.

Artigo publicado por Maria Paula

Muitos donos dão restos de comida, ou seus alimentos favoritos para seus cachorros achando que estão agradando o animal ou lhes fazendo um bem. Alguns alimentos podem ser tóxicos ao cachorro de uma forma rápida e outros de uma forma bem lenta. É importante que entendamos que nossos cães não têm o mesmo organismo que a gente, que milênios de evolução preparam seus sistemas digestivos para outros tipos de alimentos.

É por isso que os defensores de uma alimentação natural para o cachorro pedem que os donos consultem um nutricionista de animais primeiro, para saber o que seu cachorro precisa e o que ele não pode, em hipótese alguma, comer.

As comidas que iremos listar a seguir podem ser tóxicas ao cachorro. A quantidade em que esses alimentos fazem mal a ele depende de seu porte e de sua resistência; mas é melhor não brincar e não dar esses alimentos ao cachorro nem em pequenas quantidades.

Chocolate

Infelizmente, esse é um alimento que muitos donos de cachorrinhos de companhia e cachorros de luxo gostam de dar aos seus pets. Afinal, o chocolate é um doce que amamos tanto, com um gosto tão bom, que queremos compartilhar com nossos amados animais. Mas, o chocolate é um veneno para o cachorro. Ele contém a teobromina, que é altamente tóxica para o cachorro. O animal pode ter sintomas de envenenamento quando comer acima de quarenta e cinco miligramas por peso e podem falecer se comerem mais de cinquenta e dois miligramas por quilo. Depois que o envenenamento pela teobromina acontece, não há como reverter.

Uva

uva

Seja ela fresca ou seja na forma de uva passa, essa fruta não pode ser consumida pelos cachorros. Existem casos reportados de cães que tiveram reações violentas depois de ingerirem grandes quantidades de uva. A substância contida na uva que causa essas reações ainda não foi identificada, mas ela ataca os rins do cão.

Macadâmia

Essa não é fatal, mas pode causar vômito, dores abdominais, tremores, problemas nas juntas, confusão mental e outros sintomas bem desagradáveis para o cão e para você.

 

Cebola e Alho

Dois alimentos muito usados na nossa alimentação diária, a cebola e o alho possuem o dissulfeto de n-propil. Essa substância causa a destruição dos glóbulos vermelhos do cão, deixando-o anêmico, causando uma doença do fígado chamada icterícia e levando ao sangue na urina. Existe tratamento para essa intoxicação, mas se não for diagnosticada a tempo, pode ser fatal. É melhor evitar dar ao seu cachorro esses alimentos cozinhados para você e sua família com muito alho e cebola. Você pode acabar intoxicando o animal aos poucos, é melhor evitar.

cebola

Cafeína

Café, coca cola e outros refrigerantes do tipo “cola”, chá verde e outros chás com cafeína, mate e outros produtos que contenham a substância pode ser tóxicas para o cão se tiver sessenta e três miligramas por quilo do peso do cachorro. É melhor evitar esse tipo de estimulante na alimentação do seu amigo.

Alguns outros alimentos tóxicos aos cães: ossos cozidos; batata, inhame, mandioquinha e cará crus (solamina); abacate; linhaça crua; açúcar; frituras; pimenta; folhas e caules de tomate, abacate, beterraba, berinjela e batata; sementes de frutas.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (2)

  1. fabiana
    08/04/2014 at 08:59

    bom dia !tenho um filhote de pastor alemão mas ele não tá querendo comer e esta vomitando e fazendo fezes moles já levei no veterinário mas ele continua do mesmo jeito o que pode ser ? se ele só comia ração da pedigree e bis croque da pedigree também mas nada além disso por enquanto por que ela só tem dois meses.

  2. Alice Debatin
    29/01/2014 at 16:30

    Tenho uma cadela Daushund que teve filhotinhos a 39 dias. Um machinho me chamou a atenção, hoje, por estar prostrado e gemendo. Dei-lhe soro mas ele vomitou. Dei-lhe soro outra vez vez e ele dormiu. O que será?