Tudo sobre pets

Alimentos Proibidos Para Cães

Cuidado com o que seu pet come!

Artigo publicado por Maria Paula

Os donos de cães tem uma mania de humaniza-los, comprando casinhas luxuosas, enfeitando-os, pintando suas unhas e pelos, e fazendo até ensaio fotográfico com os cachorros.  Apesar de serem exageradas esse tipo de humanização não prejudica a saúde do animal, a não ser alterações comportamentais causadas por essa inversão de valores.

abacate

Um dos problemas mais perigosos provindos da humanização dos cães é a alimentação, muitos proprietários ficam com pena quando seu animalzinho fica de olho naquele pedaço de bolo ou no almoço de todo dia, e por isso acabam dando um petisco inocente para os cães, o que muitos não sabem é que muitos alimentos próprios para ingestão humana podem prejudicar muito os caninos, pode intoxica-los e até levar a óbito. Bebidas e comidas estão nessa listagem negra para os bichos, muitas até surpreendentes. O açúcar por exemplo pode levar o cachorro a ter dentes cariados e diabetes.

Sistema digestivo Canino

O cão é um animal quase totalmente carnívoro, por isso todo seu corpo é adaptado para esse tipo de alimento e consequente absorção. Os dentes dos cães são feitos para dilacerar a carne, por isso são pontiagudos, sua maxila e mandíbula são firmes para auxiliar na trituração do alimento. Diferente dos humanos os cachorros não sentem muito o gosto dos alimentos, pois a quantidade de papilas gustativas do animais são poucas, porém seu olfato é muito desenvolvido e por isso eles levam mais em conta o cheiro do que o gosto da comida.

uvas passas

O estômago canino também é próprio para seu tipo de alimentação, pois o pH desse órgão é muito mais ácido do que o humano. Seu intestino absorve nutrientes e água, e o tempo que dura essa processo é em média 2 dias.

Frutas

uvas

Frutas são alimento gostosos e essenciais para a nutrição humana, e os proprietários de cães não vem nada demais dividir um fruta com seu cão não é mesmo? Mas tem problema sim e muito, é que alguns desses alimentos podem intoxicar seu cão. Essas frutas perigosas são: O abacate, que possui uma substância chamada persin que provoca vomito e diarreia; Uvas e passas, essa frutas mesmo em pequenas quantidades podem levar a Insuficiência renal, primeiramente o cão fica muito ativo e em seguida fica apático.

Verduras e Legumes

Algumas verduras e legumes também estão na lista de alimentos tóxicos para os pets, alimentos como: Batata e tomate, pois possuem uma substância chamada solanina que pode chegar a deprimir o sistema nervoso central do animal; A cebola possui em sua composição tiosulfato, que pode causar anemia, o alho também pode causar anemia.

Oleaginosos

frutas oleaginosas

Existem oleaginosos que cachorros não devem comer, uma das mais problemáticas é a macadâmia que causa febre, aumento dos batimentos cardíacos, fraqueza muscular e pode levar a paralisia dos membros dos cães.

Cafeína

A cafeína é encontrada no café, chocolate, chás, e feijão. Esses compostos pode levar um cão a morte, pois não possui antídoto, e causam alterações no sistema nervoso e urinário.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Cães





Envie seu comentário: