Tudo sobre pets

Alergia Felina

Confira se seu gatinho é alérgico

Artigo publicado por Maria Paula

Gatos são ótimos companheiros e animais de estimação, são brincalhões e independentes. Os felinos são muito higiênicos, gostam de ter sua caixa de areia bem limpa, e não são fãs de ter sua ração e água perto do seu “banheiro”. Apesar de serem tão limpinhos, eles podem desenvolver algumas doenças, como a alergia felina.

Alergia a Gatos

Eles também têm o costume de dar “banho” em si mesmo, através de lambeduras, e esse hábito comum a esses animais pode causar alergia em humanos, pois na saliva do gato há uma enzima chamada fel d1 que causa alergias em pessoas que são sensíveis, a essa enzima ou asmáticos. Nessa situação é importante fazer o tratamento com alergistas, e dependendo do nível de reação alérgica da pessoa, pode-se ter ou não um gatinho.

gato no veterinário

Alergia Em Gatos

Além dos gatos causarem alergia nas pessoas, ele também pode ter alergias a diversos fatores, que podem prejudica-lós, mas que na maioria dos casos são totalmente tratáveis.  Uma das causas pode ser a chamada alergia de contato, onde o animal fica em contato com a substância que causa alergia nele durante certo tempo, causando  inflamações na pele, feridas, alteração na pigmentação na pele, e são causadas por tecidos, substâncias de limpeza de casa, materiais como plásticos e madeira, plantas, e assim como humanos poeira e ácaros, as lesões causadas por esses materiais geralmente são encontradas na face dos animais, em lugares mais quentes, úmidos e escondidos como axilas e dobrinhas, entre outros.

Ocorre também alergias devida a picada de pulga e carrapatos, que após a picada do ectoparasita causa uma reação alérgica no  local causando vermelhidão e queda de pelo, por isso é muito importante  manter seu gatinhos livre desses parasitas, que além de causarem alergia podem ser transmissores de hemoparasitas, que destroem as células sanguíneas, causando distúrbios graves nos felinos.

Muito comum em todas ás espécies são as alergias  respiratórias, que são causadas por diversas partículas presentes no ambiente como perfumes, pólen, fumaça, cigarro, e outras diversas partículas que podem ser inaladas, essas partículas podem causar úlceras, espirros, tosse, descamação da pele, e pústulas, por isso quando o gato possui uma alergia desse tipo, é importante manter o ambiente onde ele vive livre desses alérgenos.

alergia felina

Os gatos em geral possuem alergia a certas substâncias que são usadas largamente em cães, e que se usada nos felinos além de causarem uma forte reação alérgica, podem leva-lós a óbito, substâncias como tetraciclinas, neomicina e penicilina, algumas vacinas também podem causar reações nos felinos, por isso é fundamental que só se  administre um medicamento para seu pet com uma assistência de um médico veterinário, pois ele saberá qual é o medicamento ideal para o bichano.

Um tipo de alergia curiosa que pode ocorrer nesses animais é a alergia alimentar, os gatos tem um grande sensibilidade a alimentos tipo carne, grãos e laticínios, isso ocorre conforme o animal é exposto a esses alimentos, hoje em dia já existe rações hipoalergênicas disponíveis para gatos alérgicos, esses alimentos causam  inflamações na pele e no ouvido, prurido, vômito, diarreia e alopecia.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Gatos




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. Marilanda Werneck
    01/12/2013 at 19:57

    Há 15 dias meu marido achou uma gatinha na rua e a trouxe para casa (filhote e fêmea). Acontece que ela chegou com uma diarreia que já não sei mais o q fazer…A ração que estava dando é a whiskas e ela aceitava bem, só q ela começou com sangue nas fezes. Leveiá a o veterinário e ele passou “Vetmax plus” e Bio canis… não resolveu e ela ainda começou a vomitar tudo que comia, a essa altura, só estava dando frango desfiado com arroz bem cozidos. Voltei ao veterinario e ele passou ranitidina associado aos outros remedios e a diarreia persistiu. Voltei ao veterinário e ele resolveu entrar com o antibiótico Trissulfin solução. Ela é muito ruim pra tomar remédio e baba muito depois de tomar.Ela está comendo e até espertinha… brinca, mas a diarréia continua. Já esta tomando o antibiótico a trÊs dias e não sei mais o q fazer. Por favor, se puder me ajudar entre em contato pelo meu email . Obgda
    Marilanda