Tudo sobre pets

Alergia em Cachorro

Saiba se seu cão é alérgico

Artigo publicado por Maria Paula

Alergia não ocorre somente em pessoas, os melhores amigos do homem também podem ter alergias de vários tipos e causas. Por definição alergia é uma reação anormal do organismo que ocorre por causa do contato entre o alérgico e a substância alergênica, pois em um animal que não é alérgico a substância em questão, não vai ter nenhuma reação a ela, por isso para ocorrer uma reação alérgica é necessário um primeiro contato entre o animal e o causador da alergia, assim o segundo contato é que causa uma reação mais forte do organismo do cão.

alergia-em-cao

 

Por isso assim que identificada a causa da alergia no cachorro, é muito importante tratar da reação alérgica e evitar o contato com o alérgeno que prejudica o seu cãozinho. Os causadores de alergia causam danos aos animais dependendo do ambiente onde se encontram, e qual tipo de contato que terá com o animal, por exemplo, se for uma substância alergênica que será ingerida causará injúrias no trato gastrointestinal, já se estiver presente no ar poderá prejudicar os olhos e o nariz, e se for uma substância que entre em contato com a pele, como um tipo de tecido específico ou material de limpeza de chão, causará alergia na mesma.

Dermatite, alergia alimentar e medicamentosa

Existem muitos alérgenos que causam alergia na pele, em geral causam coceira, vermelhidão, lambedura excessiva, perda de pelos, pele com feridas, olhos lacrimejando, espirros, e ouvidos inflamados. Os tipos de alergias que causam reação na cútis são: alergia por picada de pulgas, picada de carrapatos, contato com materiais que limpeza que podem causar alergia por inspiração e também por contato direto com a pele do animal, o que costuma ocorrer frequentemente com os cães, pois estes tem o costume de ficar deitados com a barriga em contato com com o chão, alergia alimentar, desde substâncias próprias para consumo humano, quanto rações, por isso algumas indústrias que fabricam rações para cães e gatos produzem rações hipoalergênicas; alergia a tecidos, como lã;

Medicamentos, alguns animais possuem alergia a medicamentos próprios para uso veterinário; Atopia; é um tipo de alergia em que o animal é hipersensível a várias substâncias e a causa não é conhecida; Genética, algumas raças são predispostas a alergias, raças como  pastor alemão, poodle, boxer, lhasa, pug, shi-tzu, bulldogs, golden retrievers, schnauzers, entre outros.

alergia canina

Tratamento e prevenção

Dependendo da causa os tratamentos e prevenção são diferentes, no caso de picada por ectoparasitas é muito importante não deixar esse parasitas picarem o animal, utilizando-se de coleiras, spray, comprimidos e ampolas anti pulgas e carrapatos.

Quando a causa é pelo contato de materiais de limpeza, deve-se afastar o animal de qualquer possível contato dessas substâncias, para evitar as reações alérgicas; quando o cão tem alergia alimentar, deve-se ofertar ao animal rações do tipo hipoalergênicas; Se o animal possuir alergias a tipos de tecido, não se pode vestir o cachorro com roupas do material que causa a reação alérgica; Mas o tratamento geral para todo tipo de reação alérgica consiste na administração de anti-histamínicos, géis, cremes e pomadas.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (2)

  1. silvia onorato
    05/08/2015 at 17:33

    Gostei muito das dúvidas tirada por esse site, meu cachorro e york ele está com uma coçeirinha e não aguento ver ele se coçando, já levei ele ao veterinário ela passou uns comprimidinho, deu uma melhorada mas estou percebendo que esta voltando.
    Obrigado pelo esclarecimento.

    Att: Silvia.

  2. neusa
    05/07/2015 at 10:31

    tenho 2 shinauzers, mas aqui em casa,deu a praga do carrapato,estamos batalhando,acabamos com os grandes,mas ficaram os pequenos parecendo pulgas,os pobres ficaram cheio de feridas,o que devemos passar nos pelos para curar as picadas e terminar de vez com esses minusculos infernais?