Tudo sobre pets

Alergia Alimentar Canina

Cães também podem sofrer de alergia alimentar. Saiba como evitar.

Artigo publicado por Maria Paula

A alergia alimentar canina é um mal que pode acometer qualquer cachorro mas muitos donos não se dão conta disso. As intolerâncias alimentares acontecem quando o corpo do cachorro não aceita bem algum alimento causando reações alérgicas. Os donos precisam estar atentos e a qualquer sinal de mal estar do animal, devem procurar um veterinário.

alergia em cães

O que é a Alergia Alimentar em Cães?

A alergia alimentar nos cães nada mais é do que uma sensibilidade adquirida por um alimento, o alimento ou a substância componente do mesmo que causa reações alérgicas é chamada de alergeno. O cão pode adquirir esta sensibilidade a um alimento sem razões especificas, pode acontecer com alguma comida nova ou mesmo uma a que ele já esteja acostumado. A reação pode aparecer em minutos, horas ou até dias.

Como é Transmitida?

A reação alérgica é a rejeição do corpo para algum alimento, portanto, não existe uma transmissão da doença, existem apenas fatores biológicos. O veterinário pode fazer o diagnóstico e descobrir qual alimento está causando esta reação.

Sintomas

Os primeiros indícios de alergia alimentar aparecem com reações na pele. São sintomas da alergia alimentar canina inflamações, coceiras, lesões cutâneas, perda de pelo. Ao mesmo tempo aparecem sinais clínicos da alergia canina gastrointestinais como diarreia, vomito, flatulência, dor abdominal ou falta de apetite. A sensibilidade a determinado alimento pode durar por toda a vida do animal.

alergia alimentar canina

Tratamento

O primeiro passo para o iniciar o tratamento que leva à cura é procurar um veterinário. Depois do diagnostico, ele precisa descobrir qual alimento está causando reação para ter como tratar a alergia alimentar nos cachorros. É feita uma dieta para identificar o alimento. Depois o dono deve retirar o alergeno da alimentação do cachorro, e para tratar os problemas cutâneos e de intestino, o veterinário passa alguns remédios. Quando o animal não ingere mais o alimento que faz mal, os sintomas alérgicos desaparecem.

Prevenção

As chamadas profilaxias (métodos de prevenção) para a alergia alimentar, nada mais são do que ter cuidados com os cachorros. Principalmente evitar dar  a eles carne bovina, frango, leite e outros alimentos que para os donos fazem bem mas para os animais, não. O melhor método de tratamento preventivo é dar ao cachorro apenas ração e alimentos feitos especificamente para eles. E mesmo assim eles ainda podem ter reação a alguma ração, por isso um dos mais  importantes métodos de prevenção da alergia alimentar em cães está cuidar e dar atenção ao cachorro, observando qualquer alteração.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. paula catarina
    26/11/2013 at 22:11

    minha cachorra e fila com boxer ela e alergica mas nao gosta muito de raçao posso dar a ela tomate batata lendo o site de voces vi que frango pode tambem ser alergeno posso dar peixe a ela,pois ela come pao maça arroz raçao tem que ser com alguma mistura com cenoura gosta de manga mamao qual melhor tecido para por no chao para ela dormir pois uso um lençol de algodao gostaria que me mandassem maiores informaçoes obrigada