Tudo sobre pets

A Hora Ideal de Tirar um Filhote da Ninhada

Aprenda a lidar com uma ninhada.

Artigo publicado por Maria Paula

Muitos futuros donos de cachorro querem um filhote e não se satisfazem com nenhuma outra opção. Os filhotes são fofos, brincalhões, sua adaptação a novos ambientes é melhor e nós somos programados para amar filhotes de mamíferos e nos derreter perto deles. Claro, que a maioria das pessoas querem filhotes!

Mas, para se comprar ou adotar um filhote, é muito importante se atentar a alguns fatos muito importantes, e o mais importante desses é a hora certa de tirá-lo da ninhada e levar para sua casa, pois, se você levar o cachorro muito cedo, atrapalha o imprinting canino, um processo vital de socialização para os cachorros.

imprinting canino

O Que É Imprinting Canino?

O imprinting é uma fase comum a todos os filhotes animais, inclusive os humanos, mas cada espécie faz esse processo de forma diferente. Se você tira um cão da ninhada muito cedo, você o tira da sua matilha e ele não se desenvolve socialmente tão bem. O imprinting nos cães acontece entre o nascimento e o quarto mês de vida e consiste em aprender com a matilha, ou seja, a mãe e os irmãos. Isso faz com que o cão se socialize, descubra os limites mais básicos de sua espécie, os meios de comunicação e desenvolvem sua personalidade. Essa fase também é importante para o cachorro entender a hierarquia social da matilha e como se posicionar nela.

As informações aprendidas nesse processos são impossíveis (ou quase impossíveis) de serem “desaprendidas”. Mas, o que isso tem a ver com você e a socialização com seu novo cãozinho? Tudo. As mães e outros cães adultos, nessa fase de imprinting, ensinam para seus filhotes, de forma muito mais eficiente que nós, a não terem comportamentos indesejáveis como latir sem motivo, desafiar autoridade dos mais velhos ou brincadeiras agressivas demais.

Isso é muito importante para o adestramento do seu cão, pois nele você vai se colocar como mais alto na hierarquia da matilha, e o cachorro irá entender rapidamente que não deve lhe desafiar, ser agressivo com os outros membros da família e com você, e que latir à toa não é um comportamento que você gosta.  Além disso, o cachorro nesse momento começa a entender qual a sua espécie e seus comportamentos básicos, o que vai ser importante no futuro no acasalamento e na socialização com outros cães. Também vão entender que você é um bicho diferente dele.

Não entender isso, faz com que ele ataque outros cães, ache que você é um cachorro que nem ele e aplica os limites deles a você e não entende nada de hierarquia. Vira um cachorro mimado, mau comportado e sem limites.

filhote na matilha

Quando Posso Levá-lo para Casa

Você deve esperar o tempo de imprinting passar, ou seja, só pode tirar da ninhada, cachorros entre três e quatro meses, nunca antes disso. Além do imprinting, é muito importante que seu cachorro tenha sido amamentado pela mãe por todo o período que precisa, pois isso o deixará mais saudável, forte e sadio. Por isso, não maltrate seu futuro cãozinho por um capricho de querer um cachorro muito novo em sua casa, não o tire da ninhada antes dos três meses.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Cães





Envie seu comentário: